Atividades de expressão corporal para inclusão de alunos com TDAH na aula de Educação Física

Autores

  • Xavier Cornelio Criollo Calle Universidade Bolivariana do Equador. Equador
  • David Job Morales Neira Universidade Bolivariana do Equador. Equador
  • Giceya de la Caridad Maqueira Caraballo Universidade Bolivariana do Equador. Equador

Palavras-chave:

educação física, expressão corporal, inclusão, TDAH

Resumo

O objetivo desta pesquisa é caracterizar o processo inclusivo de alunos com TDAH na aula de Educação Física por meio da expressão corporal. Nesta disciplina existem insuficiências quanto ao processo inclusivo de alunos com TDAH. Para atingir esse objetivo foram aplicados métodos estatísticos teóricos, empíricos e matemáticos. Ressalta-se que o desenvolvimento desta pesquisa teve uma abordagem mista, que passou a investigar dados relacionados ao objeto de estudo. Foram aplicados questionário e entrevistas utilizando o método empírico, o que permitiu a análise dos dados obtidos. Por meio desta pesquisa, foi proposto um plano de unidade didático-PUD de expressão corporal para incluir alunos com TDAH. A pesquisa contou com 200 alunos. Foi selecionada uma amostragem não probabilística de conveniência de 25 alunos da sala de Ensino Fundamental Básico Geral de uma escola da cidade de Cuenca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amado Alonso, D. (2022). Danza y expresión corporal como materia científica en el Grado de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte (Dance and Body Expression as a scientific subject in the Degree of Physical Activity and Sports Sciences). Retos, 45, 1174–1187. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91308

Cortés-Rico, Laura, & Piedrahita-Solórzano, Giovanny. (2019). Interacciones en gestos: revisión crítica. TecnoLógicas, 22 (sepa), 117-130. https://doi.org/10.22430/225653531515

Domíngez Pacheco, C. (2023). La musicoterapia como recurso alternativo para la mejora de la sintomatología del alumnado con TDAH: una revisión sistemática.

Lezcano, A. et al. (2023) El ambiente familiar como factor de riesgo en el desarrollo de enfermedades mentales y otros trastornos en niños y adolescentes. Obtenido de: https://revistasanitariadeinvestigacion.com/el-ambiente-familiar-como-factor-de-riesgo-en-el-desarrollo-de-enfermedades-mentales-y-otros-trastornos-en-ninos-y-adolescentes-una-revision-bibliografica/

López, C. F. M., Castro, M. J. C., Ponluisa, B. A. P., Sangotuña, J. J. C., Campaña, M. J. A., & Poveda, N. W. O. (2023). Esfera familiar, escolar y social del TDAH: una revisión teórica. Etic@ net. Revista científica electrónica de Educación y Comunicación en la Sociedad del Conocimiento, 23(1). https://doi.org/10.30827/eticanet.v23i1.27051

Martínez, M. et. al (2023). Manejo de trastorno por déficit de atención e hiperactividad en menores de 6 años. Revista sanitaria de investigación.

Ministerio de Educación (s.f). La construcción del Plan Decenal de la Educación.

Molina-Cevallos, M. L., & Palma-Villavicencio, M. (2022). DESARROLLO DE LA EXPRESIÓN CORPORAL EN TIEMPOS DE PANDEMIA A TRAVÉS DE MANUAL DE ACTIVIDADES. REVISTA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINARIA ARBITRADA YACHASUN – ISSN: 2697-3456, 6(11), 104–118. https://doi.org/10.46296/yc.v6i11.0196

Molina-Torres, J., Orgilés, M., & Servera, M. (2022). El TDAH en la etapa preescolar: Una revisión narrativa. Revista de Psicología Clínica con Niños y Adolescentes, 9(3), 1-9. https:// doi:10.21134/rpcna.2022.09.3.5

Palma Marifil, T., Carroza Sepulveda, D., Torres Lorca, R., Poblete-Aro, C., Cadagan, C., & Castillo-Paredes, A. (2021). Cambios en los síntomas de inatención, hiperactividad e impulsividad en niños y adolescentes con TDAH mediante los Deportes. Una evision (Changes in the symptoms of inattention, hyperactivity and impulsivity in children and adolescents with ADHD through. Retos, 41, 701–707. https://doi.org/10.47197/retos.v41i0.78201

Rusca-Jordán, Fiorella, & Cortez-Vergara, Carla. (2020). Trastorno por déficit de atención con hiperactividad (TDAH) en niños y adolescentes. Una revisión clínica. Revista de Neuro-Psiquiatría, 83(3), 148-156. https://dx.doi.org/10.20453/rnp.v83i3.3794

Sánchez, M. V., Ramírez, S. C., Campos, M. L., García, C. P., Ríos, C. G., & Grases, M. A. (2023). Trastorno por déficit de atención e hiperactividad en Aragón:¿ Realmente sobrediagnosticado?. Boletín de la Sociedad de Pediatría de Aragón, La Rioja y Soria, (1), 16-21.

Saavedra Cajamarca, Lina Costanza. 2021. “Gesto: memoria de un cuerpo en oscuridad”. Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas 16 (1): 192-229. https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae16-1.gmdu

Sotoca Orgaz, P., Herrador Varo, M., Hernández Gándara, A., & Arévalo Baeza, M. (2023). Un serious game para el desarrollo de las capacidades expresivas corporales y el conocimiento de los Objetivos de Desarrollo Sostenible (A serious game for the development of body expressive skills and knowledge of sustainable development goals). Retos, 48, 34–42. https://doi.org/10.47197/retos.v48.96507

Zaragozà Zayas, M., Echegoyen Sanz, Y., & Martín Ezpeleta, A. (2023). Creativity in boys and girls with autism spectrum disorder (ASD) and attention and/or hyperactivity disorder (ADHD). : A systematic review. Multidisciplinary Journal of Educational Research, 13(2). https://doi.org/10.17583/remie.11143

Publicado

2024-07-01

Como Citar

Criollo Calle, X. C. ., Morales Neira, D. J. ., & Maqueira Caraballo, G. de la C. . (2024). Atividades de expressão corporal para inclusão de alunos com TDAH na aula de Educação Física. Revista científica Especializada En Ciencias De La Cultura Física Y Del Deporte, 21(3), 1–15. Obtido de https://deporvida.uho.edu.cu/index.php/deporvida/article/view/1007

Edição

Secção

Artículos originales