Atividades de expressão corporal para inclusão de alunos com TDAH na aula de Educação Física
Palavras-chave:
educação física, expressão corporal, inclusão, TDAHResumo
O objetivo desta pesquisa é caracterizar o processo inclusivo de alunos com TDAH na aula de Educação Física por meio da expressão corporal. Nesta disciplina existem insuficiências quanto ao processo inclusivo de alunos com TDAH. Para atingir esse objetivo foram aplicados métodos estatísticos teóricos, empíricos e matemáticos. Ressalta-se que o desenvolvimento desta pesquisa teve uma abordagem mista, que passou a investigar dados relacionados ao objeto de estudo. Foram aplicados questionário e entrevistas utilizando o método empírico, o que permitiu a análise dos dados obtidos. Por meio desta pesquisa, foi proposto um plano de unidade didático-PUD de expressão corporal para incluir alunos com TDAH. A pesquisa contou com 200 alunos. Foi selecionada uma amostragem não probabilística de conveniência de 25 alunos da sala de Ensino Fundamental Básico Geral de uma escola da cidade de Cuenca.
Downloads
Referências
Amado Alonso, D. (2022). Danza y expresión corporal como materia científica en el Grado de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte (Dance and Body Expression as a scientific subject in the Degree of Physical Activity and Sports Sciences). Retos, 45, 1174–1187. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91308
Cortés-Rico, Laura, & Piedrahita-Solórzano, Giovanny. (2019). Interacciones en gestos: revisión crítica. TecnoLógicas, 22 (sepa), 117-130. https://doi.org/10.22430/225653531515
Domíngez Pacheco, C. (2023). La musicoterapia como recurso alternativo para la mejora de la sintomatología del alumnado con TDAH: una revisión sistemática.
Lezcano, A. et al. (2023) El ambiente familiar como factor de riesgo en el desarrollo de enfermedades mentales y otros trastornos en niños y adolescentes. Obtenido de: https://revistasanitariadeinvestigacion.com/el-ambiente-familiar-como-factor-de-riesgo-en-el-desarrollo-de-enfermedades-mentales-y-otros-trastornos-en-ninos-y-adolescentes-una-revision-bibliografica/
López, C. F. M., Castro, M. J. C., Ponluisa, B. A. P., Sangotuña, J. J. C., Campaña, M. J. A., & Poveda, N. W. O. (2023). Esfera familiar, escolar y social del TDAH: una revisión teórica. Etic@ net. Revista científica electrónica de Educación y Comunicación en la Sociedad del Conocimiento, 23(1). https://doi.org/10.30827/eticanet.v23i1.27051
Martínez, M. et. al (2023). Manejo de trastorno por déficit de atención e hiperactividad en menores de 6 años. Revista sanitaria de investigación.
Ministerio de Educación (s.f). La construcción del Plan Decenal de la Educación.
Molina-Cevallos, M. L., & Palma-Villavicencio, M. (2022). DESARROLLO DE LA EXPRESIÓN CORPORAL EN TIEMPOS DE PANDEMIA A TRAVÉS DE MANUAL DE ACTIVIDADES. REVISTA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINARIA ARBITRADA YACHASUN – ISSN: 2697-3456, 6(11), 104–118. https://doi.org/10.46296/yc.v6i11.0196
Molina-Torres, J., Orgilés, M., & Servera, M. (2022). El TDAH en la etapa preescolar: Una revisión narrativa. Revista de Psicología Clínica con Niños y Adolescentes, 9(3), 1-9. https:// doi:10.21134/rpcna.2022.09.3.5
Palma Marifil, T., Carroza Sepulveda, D., Torres Lorca, R., Poblete-Aro, C., Cadagan, C., & Castillo-Paredes, A. (2021). Cambios en los síntomas de inatención, hiperactividad e impulsividad en niños y adolescentes con TDAH mediante los Deportes. Una evision (Changes in the symptoms of inattention, hyperactivity and impulsivity in children and adolescents with ADHD through. Retos, 41, 701–707. https://doi.org/10.47197/retos.v41i0.78201
Rusca-Jordán, Fiorella, & Cortez-Vergara, Carla. (2020). Trastorno por déficit de atención con hiperactividad (TDAH) en niños y adolescentes. Una revisión clínica. Revista de Neuro-Psiquiatría, 83(3), 148-156. https://dx.doi.org/10.20453/rnp.v83i3.3794
Sánchez, M. V., Ramírez, S. C., Campos, M. L., García, C. P., Ríos, C. G., & Grases, M. A. (2023). Trastorno por déficit de atención e hiperactividad en Aragón:¿ Realmente sobrediagnosticado?. Boletín de la Sociedad de Pediatría de Aragón, La Rioja y Soria, (1), 16-21.
Saavedra Cajamarca, Lina Costanza. 2021. “Gesto: memoria de un cuerpo en oscuridad”. Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas 16 (1): 192-229. https://doi.org/10.11144/javeriana.mavae16-1.gmdu
Sotoca Orgaz, P., Herrador Varo, M., Hernández Gándara, A., & Arévalo Baeza, M. (2023). Un serious game para el desarrollo de las capacidades expresivas corporales y el conocimiento de los Objetivos de Desarrollo Sostenible (A serious game for the development of body expressive skills and knowledge of sustainable development goals). Retos, 48, 34–42. https://doi.org/10.47197/retos.v48.96507
Zaragozà Zayas, M., Echegoyen Sanz, Y., & Martín Ezpeleta, A. (2023). Creativity in boys and girls with autism spectrum disorder (ASD) and attention and/or hyperactivity disorder (ADHD). : A systematic review. Multidisciplinary Journal of Educational Research, 13(2). https://doi.org/10.17583/remie.11143
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Revista científica especializada en Ciencias de la Cultura Física y del Deporte
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.