Dança folclórica equatoriana para a inclusão sociocultural de estudantes de nacionalidades e povos indígenas na Educação Física

Autores

  • Petita Sonnia Espinoza Cevallos Universidade Bolivariana do Equador. Equador
  • Luccette Yasmin Landetta Sánchez Universidade Bolivariana do Equador. Equador
  • David Job Morales Neira Universidade Bolivariana do Equador. Equador
  • Giceya de la Caridad Maqueira Caraballo Universidade Bolivariana do Equador. Equador

Palavras-chave:

Dança folclórica equatoriana, inclusão sociocultural, estudantes indígenas, Educação Física

Resumo

A pesquisa centra-se na dança folclórica equatoriana como forma de integrar os estudantes indígenas na Educação Física, reconhecendo as limitações que enfrentam no seu desempenho acadêmico. O objetivo é desenvolver um programa de danças folclóricas que promova a sua inclusão sociocultural. Este programa está dividido em duas partes: familiarização e consolidação. São utilizados métodos teóricos como análise-síntese, indução-dedução, bem como métodos empíricos e estatísticos. Foram selecionados intencionalmente 88 alunos da Unidade Educacional Fiscal "Manuela Cañizares" em Guayaquil, Equador, incluindo 3 alunos indígenas. Os dados coletados foram tabulados e interpretados e consultados com especialistas, que em sua maioria consideraram que o programa proposto é relevante para a inclusão sociocultural de estudantes indígenas na Educação Física. Esta conclusão apoia a relevância do programa em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abarca, A., Murillo, B., Clemente, J., Murillo, B., Zaragoza, J. y Generelo, E. (2015). La Educación Física: ¿una oportunidad para la promoción de la actividad física? Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (28), 155-159. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5146458

Aguilar, W., Bayas, A., Valarezo, E. y Galarza, C. (2017). Danza folklórica ecuatoriana: estudio comparativo para mejorar su enseñanza. Educación Física y Ciencia, 19 (1), 1-8. https://www.redalyc.org/pdf/4399/439952932009.pdf

Aldave, M. y Dionicio, D. (2022). La danza como estrategia para favorecer la expresión corporal en los niños de la institución educativa inicial N° 461 "Medallita Milagrosa" - Huaura, 2021. [Tesis de grado, Universidad Nacional José Faustino Sánchez Carrión] https://repositorio.unjfsc.edu.pe/bitstream/handle/20.500.14067/6613/TESIS.pdf?sequence=3&isAllowed=y.

Behar, D. (2008). Metodología de la Investigación. Editorial Shalom. https://rdigital.unicv.edu.cv/bitstream/123456789/106/3/Libro%20metodologia%20inv

Cáceres, Y., Madrigal, A. y León, L. (2018). La expresión corporal como alternativa del Deporte para Todos. Selección de ejercicios. Lecturas: Educación Física y Deportes, 23 (239), 77-86. https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/418

Casa de la Cultura Ecuatoriana. (1969). Revista del Folklore Ecuatoriano, (3). https://repositorio.flacsoandes.edu.ec/handle/10469/11263

Dallal, A. (2020). Los elementos de la danza. UNIM, Dirección General de Publicaciones y Fomento Editorial.

Fáez, A., Noa, H. y Ramírez, D. (2016). Programa de superación para profesores de Cultura Física que laboran en los gimnasios biosaludables. DeporVida, 13 (28), 110-121. https://deporvida.uho.edu.cu/index.php/deporvida/article/view/714

Fleitas, I., Mesa, M. y Guardo, M. (2013). Sobre algunos métodos cualimétricos en la Cultura Física: criterio de expertos, especialistas, peritos, jueces y árbitros, usuarios y evaluadores externos. EFDeportes.com, Revista Digital, Año 18, (179). https://www.efdeportes.com/efd179/metodos-cualimetricos-en-la-cultura-fisica.htm

Guijarro, R., Romero, V. y Pesantes, D. (2019). Danza folklórica tradicional y su incidencia en el desarrollo del turismo cultural de la provincia Los Ríos. Opuntia Brava, 11 (3), 208-215. https://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/805

Heras, L. (2016). Organización de un festival de danza folklórica al rescate de la cultura y las raíces del folklore ecuatoriano. [Tesis de grado. Universidad técnica de Machala]. https://repositorio.utmachala.edu.ec/bitstream/48000/3074/1/CD00009-TRABAJO%20COMPLETO.pdf

Hernández, R. (2018). Los métodos Mixtos. https://www.postgradoune.edu.pe/pdf/documentos-academicos/ciencias-de-la-educacion/15.pdf

Loor, W., Game, K., Vinueza, C. e Icaza, D. (2019). El fomento de la música popular y la identidad cultural de los ecuatorianos. Universidad, Ciencia y Tecnología, (2), 171-176. https://uctunexpo.autanabooks.com/index.php/uct/article/view/236/355

Marín, D., Gabarda, V. y Ramón-Llin Mas, J. (2022). Análisis de la competencia digital en el futuro profesorado a través de un diseño mixto. RED, Revista de Educación a Distancia, 22 (70), 1-30. https://revistas.um.es/red/article/view/523071/327281

Ministerio de Educación del Ecuador. (2016). Currículo de Educación Física del Ecuador. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2016/08/EF-completo.pdf

Morales, D. J., Cuesta, A. B., Rojas, R. A., Morán, D. M., Perlaza, A. A. y Perlaza, F. A. (2019). Proyecto vacacional Villa Italia etapa Bari 2019. Lecturas: Educación Física y Deportes, 24 (253). https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7272848

Morales, P. (2012). Tamaño necesario de la muestra: ¿cuántos sujetos necesitamos? Universidad Pontificia Comillas. https://studylib.es/doc/4522235/tama%C3%B1o-necesario-de-la-muestra--%C2%BFcu%C3%A1ntos-sujetos-necesita.

Morales, D., Bone, S., Rojas, R., Canga, M. y Neira, C. (2017). Análisis de la unidad didáctica en gimnasia rítmica integrada a la Educación Física. Revista Ciencia & Tecnología, 17 (15), 69-89. https://cienciaytecnologia.uteg.edu.ec/revista/index.php/cienciaytecnologia/article/view/121

Moscoso, H. (1976). Presencia de Loja y su Provincia: antropología social. Editorial Casa de la Cultura, Núcleo de Loja.

Núñez, M. y Guillén, L. (2022). Actividades de danza folclórica en la clase de Educación Física. Lecturas: Educación Física y Deportes, 26 (284), 42-51. https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/3288

Plaza, J., Medina, A., Nogueira, D., Maliza, W. y Castillo, V. (2022). Utilización de la metodología Flipped Classroom en la enseñanza básica. Una respuesta a la pandemia. Universidad y Sociedad, 14 (1), 30-38. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/2532

Rojas, R., Castro, M., Canga, M. y Saltos, A. (2017). Natación sincronizada a beneficio del desarrollo motriz en Educación Física para estudiantes de 6to EGBM. Grupo Compás. https://www.researchgate.net/publication/372937171_Natacion_sincronizada_a_beneficio_motriz_en_Educacion_Fisica

Rojas, R., López, L., Álava, G., Plaza, L. y Saltos, L. A. (2022). Actividad física en casa para optimizar la salud física y mental de los estudiantes liceistas. Acta Scientific Orthopaedics, 5 (4), 106-120. https://actascientific.com/ASOR/ASOR-05-0451.php

Rubia, B. (2022). Los procesos de investigación en tecnología desde una perspectiva mixta. RiiTE, Revista Interuniversitaria de Investigación en Tecnología Educativa, (13), 80-92. https://revistas.um.es/riite/article/view/546191

Subsecretaría de Fundamentos Educativos. (2018). Guía de estrategias metodológicas para Educación Física en EGB y BGU. Ministerio de Educación del Ecuador. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2019/01/GUIA-METODOLOGICA-EF.pdf

Urdaneta, M. y Fonseca, A. (2020). Guía metodológica de danza folclórica utilizando las TIC para docentes de Educación Física. [Tesis de maestría. Universidad Tecnológica Israel]. https://repositorio.uisrael.edu.ec/handle/47000/2683

Velasco, V. y Arévalo, L. (2020). La danza tradicional ecuatoriana y el desarrollo del dominio escénico en estudiantes de octavo año de básica de la unidad educativa "Pedro Vicente Maldonado", Riobamba, período 2019-2020. [Tesis de maestría, Universidad Nacional de Chimborazo]. https://dspace.unach.edu.ec/handle/51000/7208

Publicado

2024-04-01

Como Citar

Espinoza Cevallos, P. S. ., Landetta Sánchez, L. Y., Morales Neira, D. J., & Maqueira Caraballo, G. de la C. . (2024). Dança folclórica equatoriana para a inclusão sociocultural de estudantes de nacionalidades e povos indígenas na Educação Física. Revista científica Especializada En Ciencias De La Cultura Física Y Del Deporte, 21(2), 1–21. Obtido de https://deporvida.uho.edu.cu/index.php/deporvida/article/view/1003

Edição

Secção

Artículos originales