A atividade de dança para o desenvolvimento das capacidades de coordenação em alunos do Ensino Básico Geral. Revisão sistemática

Autores

  • Andreina Viviana Vásquez Tanguila Universidad Central del Ecuador

Palavras-chave:

atividade de dança; tipos de danças; capacidades coordenativas; coordenação; alunos do Ensino Básico Geral

Resumo

A atividade de dança também conhecida como dança terapia é uma mistura de vários ritmos musicais, que permitem o relaxamento e o exercício para manter a saúde adequada dos alunos através da dança. As capacidades coordenativas são diferentes movimentos realizados pelo corpo e dependem principalmente do controlo do sistema nervoso central sobre a musculatura. O objetivo do estudo é sistematizar os referenciais teóricos e metodológicos que fundamentam o desenvolvimento das capacidades coordenativas através da atividade da dança em alunos do Ensino Básico Geral (EGB). A metodologia utilizada foi uma revisão sistemática com a utilização do protocolo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic reviews and. Meta-Analyses) para a qual foram considerados os trabalhos publicados principalmente nos últimos 5 anos. Foram consultadas bases de dados como a Dialnet, Redalyc, Latindex e Scielo e o Google Scholar foi utilizado como principal motor de busca. Os resultados indicam que a atividade de bailo favorece o desenvolvimento das capacidades de coordenação, o que ajudará principalmente os profissionais de Educação Física a incluir a atividade de bailo nas suas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Analuiza, E., Capote, G., Rendón, A. y Cáceres, C. (2017). Influencia de la danza en la coordinación motora de escolares. Quito, hacia una cultura de salud y bienestar. Revista Ciencias Médicas, 41(1), 113–122. https://revistadigital.uce.edu.ec/index.php/CIENCIAS_MEDICAS/article/view/1177

Cárdenas, M. (2019). Exploración de las capacidades coordinativas en dos grupos de niños de educación primaria. Revista Espacios, 40 (33). https://www.revistaespacios.com/a19v40n33/a19v40n33p05.pdf

Carvajal, M. E. (2016). La bailoterapia en las capacidades coordinativas de los estudiantes de quinto año de Educación Básica de la Unidad Educativa Poaló “García Moreno” Cantón Latacunga. [Tesis de Licenciatura, Universidad Técnica de Ambato]. https://repositorio.uta.edu.ec/handle/123456789/25666

Cevallos Pavón, M. P. (2021). Incidencia de las capacidades coordinativas de la danza durante el confinamiento del covid-19 en los estudiantes de 8 a 16 años de la Unidad Educativa “San Francisco.” [Tesis de Maestría, Universidad Técnica del Norte]. https://repositorio.utn.edu.ec/handle/123456789/11388?locale=es

Cevallos Zambrano, C. J. (2020). Desarrollo de las cualidades coordinativas en la educación física escolar. DeporVida 14(45), 55-66. https://deporvida.uho.edu.cu/deporvida/article/view/242/341

Cuenca Gudiño, N. J. (2022). Relación de los bailes latinos y el desarrollo de las capacidades coordinativas. GADE: Revista Científica, 2 (3), p. 271-293. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8772412

Díaz, A. (2016). Trastorno del desarrollo de la coordinación: programa de intervención a través de la música, la danza y la percusión corporal (método BAPNE). [Tesis Doctoral, Universidad de Murcia]. https://dialnet.unirioja.es/servlet/tesis?codigo=10

Estrada, L. E. (2019). La bailoterapia en las capacidades coordinativas y la resistencia en los estudiantes con discapacidad auditiva de la Unidad Educativa Especializada sordos de Chimborazo de la ciudad de Riobamba. [Trabajo de licenciatura, Universidad Nacional de Chimborazo]. https://dspace.unach.edu.ec/handle/51000/3764

Hernández, Y. (2019). Estudio de la flexibilidad y su influencia en el desarrollo técnico de la gimnasia rítmica en las niñas de 8 a 10 años de la Unidad Educativa Particular Británico Internacional de la ciudad de Quito. [Trabajo de licenciatura, Universidad Técnica del Norte]. https://repositorio.utn.edu.ec/handle/123456789/7630

Maiza, A. V. (2024). La danza folclórica en la coordinación de movimientos en estudiantes de Educación General Básica Media. [Trabajo de licenciatura, Universidad Técnica de Ambato]. https://repositorio.uta.edu.ec/handle/123456789/37162

Martín, M. J. (2005). Del movimiento a la danza en la educación musical. Educatio Siglo XXI, 23, p. 125-140. https://revistas.um.es/educatio/article/view/123

Pachón, D. M. (2021). Incidencia de un programa pedagógico de danza en las capacidades coordinativas especiales en niños y niñas de 6 a 8 años de segundo de primaria del colegio La Anunciación de la ciudad de Pereira. [Tesis de licenciatura, Universidad Tecnológica de Pereira]. https://repositorio.utp.edu.co/items/be3e87e0-7e35-4caf-a5c4-7cf3537fc6e5

Pallo Solís, A. D. (2019). Los bailes de salón en la coordinación y flexibilidad de los estudiantes del noveno año de Educación Básica paralelos “D” y “E” de la Unidad Educativa Pedro Fermín Cevallos del Cantón Cevallos, provincia de Tungurahua. [Trabajo de licenciatura, Universidad Técnica de Ambato]. https://repositorio.uta.edu.ec/handle/123456789/19910

Pérez Acosta, M. D., Báez Arias, A. A. y Arévalo Arévalo, C. I. (2012). La bailoterapia: una vía para el fortalecimiento de la condición física y la estabilidad emocional. OLIMPIA, 9 (31), p. 62-75. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6210758

Pérez Torres, Y. C. (2019). La danza, un medio para desarrollar las capacidades coordinativas en la clase de educación física. [Trabajo de licenciatura, Fundación Universitaria Los Libertadores]. https://repository.libertadores.edu.co/server/api/core/bitstreams/f5f7259c-536c-40f2-8c8e-4bdc86e3b8f5/content

Pérez y Urdampilleta (2012): Expresión corporal y danza dentro de la Educación Física en las escuelas: propuesta de una unidad didáctica. Lecturas: Educación Física y Deportes, (167). https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4703804.pdf

Ramos Argoti, E. F. (2015). Los bailes latinos en el desarrollo de las capacidades coordinativas de los niños de 10 a 12 años de la Unidad Educativa España de la Ciudad de Ambato. [Trabajo de licenciatura, Universidad Técnica de Ambato]. https://repositorio.uta.edu.ec/handle/123456789/17829

Saavedra Ramos, R. A. (2019). Bailoterapia, factor influyente para la coordinación rítmica en los estudiantes de la Unidad Educativa Lauro Damerval No.1 de la ciudad de Loja. [Tesis de licenciatura, Universidad Nacional de Loja]. https://www.academia.edu/80271194/Bailoterapia_factor_influyente_para_la_coordinaci%C3%B3n_r%C3%ADtmica_en_los_estudiantes_de_la_unidad_educativa_Lauro_Damerval_n_1_de_la_ciudad_de_Loja

Silva, J. (2019). Análisis observacional de la importancia de las capacidades coordinativas en los bailarines de Mapalé, de la Compañía de Danza Folclórica América Danza. [Trabajo de licenciatura, Universidad de Cundinamarca]. https://repositorio.ucundinamarca.edu.co/handle/20.500.12558/2051

Titumaita, A. (2022). Programa audiovisual interactivo de bailoterapia mediante zoom para disminuir el impacto del distanciamiento social en las personas de la tercera edad de la ciudad de Ibarra. [Trabajo de licenciatura, Universidad Técnica del Norte]. https://repositorio.utn.edu.ec/handle/123456789/12296

Troya Pachacama, F. E. (2015). La bailoterapia como alternativa para mejorar las capacidades físicas del adulto mayor en la Fundación Humanista Rotary Club Quito Sur. [Tesis de Licenciatura, Universidad Central del Ecuador]. https://www.dspace.uce.edu.ec/entities/publication/f160ec22-bb38-4cfb-960f-c3c8b1217f1a

Vargas, L. F. y Agudelo, C. A. (2015). Propuesta metodológica para mejorar las capacidades coordinativas en Ultimate Frisbee. Viref: Revista de Educación Física, 4 (3). https://revistas.udea.edu.co/index.php/viref/article/view/24426/19960

Vásquez Pérez, C. P. y García Cardona, D. M. (2010). Mejoramiento de las capacidades coordinativas a través de la danza. Plumilla Educativa. p. 252-265. https://revistasum.umanizales.edu.co/ojs/index.php/plumillaeducativa/article/view/549/638

Publicado

2024-07-01

Como Citar

Vásquez Tanguila , A. V. . (2024). A atividade de dança para o desenvolvimento das capacidades de coordenação em alunos do Ensino Básico Geral. Revisão sistemática. Revista científica Especializada En Ciencias De La Cultura Física Y Del Deporte, 21(3), 146–161. Obtido de https://deporvida.uho.edu.cu/index.php/deporvida/article/view/1020

Edição

Secção

Artículos de Revisión