Tecnologia e criatividade: sua importância no contexto educacional universitário de Cultura Física

Autores

  • Yisel Alvarez Alvarez Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte “Manuel Fajardo”
  • Ana María Morales Ferrer Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte “Manuel Fajardo”
  • Yolanda Valdés André Centro de Estudios para la Actividad Física el Deporte y la Promoción de Salud, Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte “Manuel Fajardo”

Palavras-chave:

tecnologia, criatividade, educação, universidade, Cultura Física

Resumo

No novo milénio, as tecnologias avançadas podem ser analisadas e estudadas numa perspetiva abrangente e interpretativa, uma vez que oferecem soluções oportunas para alguns dos graves problemas da sociedade atual, adquirindo um papel importante no ensino universitário, onde geralmente se encontram. no processo de ensino-aprendizagem, por meio de iniciativas que impliquem uma concepção criativa do trabalho dos alunos. É possível encontrar alternativas e usos razoáveis ​​para as novas tecnologias em diferentes campos sociais e entre eles os relacionados à criatividade no contexto educacional universitário de Cultura Física. A partir das investigações empíricas realizadas pelos autores sobre este problema, manifestou-se o interesse em refletir sobre a importância da tecnologia para o estímulo da criatividade no contexto educacional universitário de Cultura Física, que é de fato o objetivo deste trabalho. Para a sua concretização, foi realizado um aprofundamento teórico com base nas investigações, estudos, investigações, concepções e considerações aportadas pelos diferentes autores referenciados, sobre o papel que a tecnologia desempenha no campo de ação da Cultura Física e a implicação que representa na o estímulo da criatividade dos alunos nesta área do conhecimento. Tudo isso permitiu formar o referencial teórico que se apresenta como resultado da análise reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Acuña, E. O. (2021). Desarrollo de la creatividad en la educación. Revista Maestro y Sociedad. Perú

Heriksen, D., Henderson, M., Creely, E., Ceretkova, S., Cernochová, M., Sendova, E., Sointu, E. y Tienken, C. (2018). Creatitivity and technology in Education: An International Perspective. Technology, Knowledge and Learning, 23, 409-424.

Bartolomé, A., Adell, J., Imbernón, F. y Castañeda, L. (2016). Preguntas de la personalización en la Tecnología Educativa. https://hdl.handle.net/10201/51141

Bunge, M. (2017). Filosofía de la ciencia y la tecnología 1. No 32. INTA, Buenos Aires, Argentina.

Cárdena, M. (2017). Uso de TIC en la estrategia didáctica de física: Suma de vectores, en el nivel Medio Superior de la Universidad Autónoma de Campeche. Revista Iberoamérica de Producción Académica y Gestión Educativa Vol.4 NÚM. 8. ISSN: 2007-8412.

Das, K. (2019). The role and impact of ICT in improving the quality of education: An overview. International jornal of innovative studiesin sociology and humanities, 4 (6), 97-1034.

Delgado, Y., De la Peña, G., Delgado, Y. (2016). La creatividad en matemáticas para estudiantes de primer año de Lucha antivectorial. Revista Educ Med. Super vol.30 no.2 Cidudad de la Habana, Cuba.

Elisondo, R. y Donolo, D. (2016). Determinaciones y relaciones de interacción en el triángulo construido por preguntas, creatividad y aprendizaje. Revista de Educación a Distancia. E-ISSN: 1578-7680. Universidad de Murcia, España.

Fajardo, M., Guerra, LL. y Espinosa, Y. (2019). Desarrollo de la creatividad en estudiantes universitarios para el ejercicio de la profesión. Revista Granmense de Desarrollo Local/Publicación Científica de la Universidad de Granma. Cuba. Vol. 3 Núm. 2.

Fernández, J., Llamas, F. y Gutiérrez, M. (2019). Creatividad: Revisión del concepto. REIDOCREA, 8, 467-483.

Grande, M., Cañón, R. y Cantón, I. (2016). Tecnologías de la información y la comunicación: Evolución del concepto y características. No. 6 International Journal of Educational Research and Innovation. Sevilla, España.

González, C. A. (2018). Pedagogía de la Creatividad en el Escenario Educativo. Revista RedCA, 1(2). https://hemeroteca.uaemex.mx/index.php/revistaredca/arti cle/view/11786 [ Links

Jiménez, M. (2017). Tecnologías de la información y comunicación en el marco de la estrategia instruccional del docente universitario. Revista Espacios.Vol.38 (No 55) Pág.1.

López, Z. S. y Robaina, M. (2018a). La creatividad tecnológica en las carreras universitarias. Disertación presentada en los ejercicios en opción a la categoría docente principal de Profesor Titular. Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona, La Habana. [ Links ]

López, Z. S. y Robaina, M. (2018b). Las tecnologías de la información y las comunicaciones en la universidad. Cambios estructurales y permanentes. DOI: 10.13140/RG.2.2.31359.71845. Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/326190088 LAS _TIC_EN_LA_UNIVERSIDAD_CAMBIOS_ESTRUCTURALES_Y_PERMANENTES [ Links]

Miranda, C. A. y Romero, R. M. (2020). Un software educativo como una herramienta pedagógica en la mejora de las habilidades de lectoescritura utilizando el método eléctrico. Proyecto y aportaciones académicas. https://dialnet.unirioja.es

Price, J. (2017). Utilizar la tecnología para un mejor cumplimiento. https://www.diligent.com.

Pacey, A. (2018). La cultura de la tecnología. https://es.scribd.com.

Pacey, A. (2018). La innovación: Un proceso socialmente distribuido. Scientia y Teccnica No. 25. ISSN 0122-1701.

Peña, R, Gómez, M, Gallo, M. E y Hernández, A (2019). El desarrollo de la creatividad en la educación universitaria. Revista Cubana de medicina militar, vol. 48, sulp.1, e395.

Ramos, M. A. M., López, F. V., Salguero, LL. F. (2017). Relación entre la creatividad, la memoria inmediata y lógica en relación con el rendimiento académico en la Educación Secundaria. Academia y Virtualidad 10(1).

Rodríguez, M. E., Misas, J y Lami, L. E. (2018). Ténología educativa en la formación del psicopedagogo. Revista Conrado, vol. 14, n.62, pp. 139-142.

Rubio, E. J. y Esparza, P. R. (2016). ¿Qué es la Tecnología? Una aproximación desde la Filosofía: Disertación en dos movimientos. Revista de Humanidades Vol. 6 (1) ISSN: 2215-3934 2.

Stolaki, A. y Economides, A. (2018). The creativity Challange Game: An educational intervention for creativity enhancement with the integration of information and Comunication Technologies (ICTs). Computers & ducation, 123, 195-211.

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Alvarez Alvarez, Y., Ana María Morales Ferrer, A. M., & Valdés André, Y. (2023). Tecnologia e criatividade: sua importância no contexto educacional universitário de Cultura Física. Revista científica Especializada En Ciencias De La Cultura Física Y Del Deporte, 20(3), 142–158. Obtido de https://deporvida.uho.edu.cu/index.php/deporvida/article/view/935

Edição

Secção

Artículos de Revisión