O desenvolvimento de habilidades físicas em escolares com deficiência intelectual moderada

Autores

  • Marlie Pérez Pupo Universidad de Holguín
  • Ermes Rosales Ramírez Universidad de Holguín
  • Tatiana Laurencio Pérez Universidad de Holguín

Palavras-chave:

Habilidades motoras físicas. Discapacidade intelectual.

Resumo

O desenvolvimento das habilidades físicas em escolares com deficiência intelectual moderada é de grande importância para desenvolver a musculatura em geral, e alcançar o fortalecimento da saúde e do temperamento físico, bem como a formação e fortalecimento de hábitos e habilidades motoras. Ao avaliar a importância atribuída a este tema, foram detectadas insuficiências no desenvolvimento de habilidades motoras em escolares com deficiência intelectual moderada, assim este trabalho tem como objetivos: Desenvolver jogos que promovam o desenvolvimento de habilidades motoras em escolares com deficiência intelectual moderada. Para dar cumprimento ao processo de pesquisa, foram utilizados métodos teóricos como: análise-síntese, indução-dedução e empírico: observação e teste pedagógico, que permitiram verificar o estado inicial do problema e as transformações após a implementação da proposta. De maneira geral, a aplicação desses jogos e exercícios permitiu aos escolares maior independência, a motricidade foi realizada com melhor técnica, melhorou o aspecto físico e postural, e notou-se melhora na motricidade fina e grossa, e nas relações entre os participantes que aprenderam a ganhar e a perder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bell, R (2002). Convocados por la diversidad. La Habana. Ed. Pueblo y Educación.

Benavides MA, y otros (2017). Estudio biomecánico del lanzamiento de granada entre deportistas principiantes y de alto rendimiento. Revista Cubana de Investigaciones Biomédicas.

Betancourt, J (2006) Fundamentos psicológicos generales de la Educación Especial. La Habana. Ed. Pueblo y Educación.

Castellanos, D (2004). Aprendizaje y desarrollo. La Habana. P y Ed.

Capacidades físicas básicas (2020) cómo trabajarlas y evaluarlas https://iacapap.org/content/uploads/C.1-Discapacidad-Intelectual-SPANISH-2018.pdf

Cornejo L, JA; Blanco P, J; Cornejo M, JJ; Campusano L,A.(2016) La educación física en la escuela cubana contemporánea. En Curso 58 Educación Cubana. Ministerio de educación. La Habana. Cuba. Editorial P y Ed.

De Armas B, MA (2017) en Juegos pequeños para el mejoramiento de las habilidades motrices en los alumnos de primer grado. Tesis en opción del Título de Licenciada en Cultura Física. Universidad central “Martha Abreu” las Villas

Discapacidad intelectual moderada | Incluyeme.com (2017) https://www.incluyeme.com/tag/discapacidad-intelectual-moderada/

Ecured. (s/f). https://www.ecured.cu/Educandos_Moderados_Agravados

Díaz P, D; Hidalgo L CH, V; Deroy D, D (2016) Construyendo espacios de inclusión para personas con discapacidad intelectual en Cuba. Revista de estudios de desarrollo social: Cuba y América Latina. www.flacso.uh.cu

Gayle. A (2014). Educación inclusiva desde la accesibilidad y la participación. En actualidad de la atención educativa a los niños y adolescentes con necesidades educativas especiales. La Habana Editorial Pueblo y Educación

Galan M. Glosario de investigaciones https://manuelgalan.blogspot.com/p/glosario-de-investigaci.html

Guerra, S (2012) El contexto escolar, familiar y comunitario en el currículo para escolares con retraso mental. La Habana P y Ed.

Linares C.A (2011). Una propuesta de plan de estudio para la educación de los escolares con retraso mental. IPLAC- CELAEE, La Habana P y Ed.

López, A (2006). El proceso de enseñanza aprendizaje en la Educación Física. La Habana Ed. Científica técnico.

Martín R, R D (2021) en © Copyright – Revista Padel Star: ISSN-2605-230X

https://www.juegoydeporte.com/educacion-fisica/capacidades-fisicas-basicas/

Ministerio de Educación (2014) Programa Educación Especial. La Habana. Editorial Pueblo y Educación

Pérez, G (2002). Metodología de la investigación. Segunda reimpresión. La Habana. P y Ed.

Pérez-Iribar, G. Beleño-Fuentes, M. Ramírez-Guerra. DM. (2013). El desarrollo de las habilidades motrices en la Educación Física Escolar. En OLIMPIA. Revista de la Facultad de Cultura Física de Granma. Vol. X No. 33, enero-junio.

Pérez, P C (2008). Diagnóstico diferenciado de las especialidades de la Educación Especial. http. //WWW. Investigación. Psicopedagógica.org

Ramos Gutiérrez, I, y Gómez Cardoso, AL (2019) Desarrollo de la habilidad intrapersonal autoconocimiento en niños con discapacidad intelectual leve. En Revista de la Facultad de Cultura Física de la Universidad de Granma. Vol. 16 No.55, abril-junio.

Revista Bioreview - Published on Jan 5, 2021. https://issuu.com/rwgroup/docs/113_enero2021

Sailema ÁA, Sailema MT, Amores PDR, Navas LE, Quisintuña VA, Romero E. (2017) Juegos tradicionales como estimulador motriz en niños con síndrome de Down. Revista Cubana de Investigaciones Biomédicas.

Vigotsky, L. S. (1989). Obras Completas. Historia de las funciones psíquicas superiores. La Habana. P y Ed.

Villalón, G. (2006). La lúdica, la escuela y la formación del educador. Ciudad de la Habana: P y Ed.

Zhukovskaia, R (1982) El juego y su importancia pedagógica. La Habana. P y Ed.

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Pérez Pupo, M., Rosales Ramírez, E., & Laurencio Pérez, T. (2023). O desenvolvimento de habilidades físicas em escolares com deficiência intelectual moderada. Revista científica Especializada En Ciencias De La Cultura Física Y Del Deporte, 20(3), 70–82. Obtido de https://deporvida.uho.edu.cu/index.php/deporvida/article/view/943

Edição

Secção

Artículos originales