Estresse e burnout no trabalho em professores universitários
Resumo
Toda pessoa comprometida com seu trabalho diário como profissional em qualquer área de trabalho deve estar em boas condições de saúde para funcionar melhor e sentir-se realizada com o que faz em sua instituição ou local de trabalho; o mesmo que deve ter atenção e garantir estabilidade integral, para não ameaçar a saúde integral do profissional. O stress laboral e o burnout afetam todas as organizações, incluindo as instituições de ensino e especialmente as instituições de ensino superior. Estudos recentes apontam para o aumento da síndrome de burnout, relacionada a alterações na saúde dos professores universitários, situação que leva a estudos atuais sobre o tema no que diz respeito ao ensino superior. O objetivo deste estudo visa sistematizar os pressupostos teóricos sobre estresse no trabalho e burnout em professores universitários. Para tanto, foram levados em consideração artigos científicos, livros e teses de bases de dados reconhecidas e métodos de nível teórico como indutivo-dedutivo e analítico-sintético foram utilizados para o processamento, análise e sistematização das informações existentes na literatura sobre o tema. Os resultados da análise indicam a necessidade, atualidade e principais tendências no estudo deste fenómeno no contexto do ensino superior.
Downloads
Referências
Alvarado, K. (2009). Validez factorial de Maslach Burnout Inventory (Versión castellana) en educadores costarricenses. Actualidades Investigativas en Educación, 9 (1), 1-22. https://www.redalyc.org/pdf/447/44713054004.pdf
Arias, F. (2012). El proyecto de investigación. Introducción a la metodología científica (6ta ed.). Editorial Episteme.
Avargues, M. L., y Borda M. (2010). Estrés laboral y síndrome de burnout en la Universidad: análisis descriptivo de la situación actual y revisión de las principales líneas de investigación. Anuario de Psicología Clínica y de Salud, (6),73-78. https://idus.us.es/handle/11441/53730
Cárdenas, J. (2017). Relación entre el síndrome de burnout y la influencia en el desempeño laboral de trabajadores que prestan sus servicios en atención al cliente en empresas públicas. [Tesis de grado. Universidad de Cuenca]. https://dspace.ucuenca.edu.ec/handle/123456789/28569
Carrillo, J. (2020). Síndrome de burnout y satisfacción laboral en docentes con trabajo remoto de una institución educativa privada de Moquegua 2020. [Tesis de grado. Universidad Señor de Sipán]. https://renati.sunedu.gob.pe/handle/sunedu/2813182
Castañeda, L., y Sánchez, A. (2022). Satisfacción laboral y burnout en personal docente. Retos, Revista de Ciencias de Administración y Economía, 12 (24), 230-46. https://dspace.ups.edu.ec/bitstream/123456789/23590/1/ret_n24_Casta%C3%B1eda-Santill%C3%A1n_S%C3%A1nchez-Mac%C3%ADas.pdf
Durán, M. A., Montalbán, F., Rey, L. y Extremera N. (2005). Engagement y burnout en el ámbito docente: análisis de sus relaciones con la satisfacción laboral y vital en una muestra de profesores. Revista de Psicología del Trabajo y de las Organizaciones, 21 (1–2), 145-58. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1319075
Ali El Sahili González, L. F. (2015). Burnout consecuencias y soluciones. El Manual Moderno.
García, A., Escorcia, C. y Pérez, B. (2017). Síndrome de burnout y sentimiento de autoeficacia en profesores universitarios. Propósitos y Representaciones, 5 (2), 65-126. https://revistas.usil.edu.pe/index.php/pyr/article/view/170
Gil-Monte, P. (2014). Manual de Psicosociología aplicada al trabajo y a la prevención de los riesgos laborales. Pirámide.
González, N. (2006). Prevalencia del estrés en la satisfacción laboral de los docentes universitarios. REDHECS: Revista Electrónica de Humanidades, Educación y Comunicación Social, Año 3, (4), 68-89. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2717959
Granados, L. (2017). Análisis del estrés y burnout en una muestra de docentes no universitarios y su relación con la autoeficacia general. [Tesis doctoral. Universidad de Alicante]. https://rua.ua.es/dspace/handle/10045/73815
Guerrero, E. y Vicente, F. (1999). Una revisión sobre las funciones del profesorado universitario. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 2 (1). https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2796591
Maslach, C. y Jackson, S. (1986). Maslach burnout inventory: manual. Consulting Psychologists Press.
Meza, B. (2017). Relación el estrés laboral y el síndrome de burnout en los docentes de la Universidad de Fuerzas Armadas – ESPE. [Tesis maestría. Universidad Central del Ecuador]. https://www.dspace.uce.edu.ec/entities/publication/6de5b96d-2442-4637-8a02-f94659914852
Organización Mundial de la Salud (2019). Clasificación estadística internacional de enfermedades y problemas relacionados con la salud. (11na ed.) https://icd.who.int/browse/2024-01/mms/es#129180281
Posada, J. I., Molano, P., Parra, R., Brito, F. y Rubio, E. (2018). Prevalencia del síndrome de burnout en docentes: factores asociados al estatuto de vinculación laboral en Colombia. Revista Interamericana de Psicología Ocupacional, 37(2), 119-133. https://pdfs.semanticscholar.org/3fba/45aaa0ffe5f192cfa0331ac104e0d3cc0fc1.pdf
Sánchez, F. (2019). Personalidad eficaz y salud laboral docente. [Tesis doctoral. Universidad de Burgos]. https://riubu.ubu.es/handle/10259/5393
Selye, Hans. (1956). The Stress of Life. McGraw-Hill.
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Revista científica especializada en Ciencias de la Cultura Física y del Deporte
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.